Cursos disponíveis

Ensinar os princípios básicos a respeito da Medicina Tradicional Chinesa; Desenvolver habilidades de observação e avaliação; Capacitar os alunos para realizar a localização dos pontos de tratamento.

No curso serão abordadas as metodologias internacionais estudas e publicadas pelos principais centros de formação do mundo, assim como as intervenções aceitas pela Sociedade ortopédica internacional de Reabilitação e Tratamento da escoliose (SOSORT).

Curso voltado a capacitar fisioterapeutas a avaliar, diagnosticar e tratar disfunções vestibulares com manobras otolíticas de grande resolutividade, exercícios de propriocepção e equilíbrio, e técnicas manipulativas utilizadas nas vertigens cervicogênicas.

O curso tem por objetivo capacitar fisioterapeutas a avaliar, diagnosticar e tratar disfunções vestibulares com manobras otolíticas de grande resolutividade, exercícios de propriocepção e equilíbrio, e técnicas manipulativas utilizadas nas vertigens cervicogênicas.

O Curso de Quiropraxia Clínica Integrativa é especialmente indicados para profissionais que desejam elevar e adquirir novos conhecimentos, empregando as mais avançadas e eficientes técnicas com os mais resolutivos recursos de avaliação e tratamento a atualidade. De formato intensivo e essencialmente clínico, o Curso de Quiropraxia Clínica Integrativa, privilegia a filosofia, arte e ciência da Terapia Manual baseada em evidência científica. Este curso capacitará você no desenvolvimento do raciocínio clínico para avaliar e diagnosticar de forma diferenciada as disfunções do sistema neuromúsculoesquelético, correlacionando a integração dos sistemas e/a outras especialidades da saúde, com as habilidades necessárias para tratar efetivamente as necessidades de seus pacientes, transformando a sua paixão profissional em uma carreira de sucesso. Além dos benefícios reais para o paciente, é também reconhecida como um dos métodos mais bem pagos na Terapia Manual. Assim, você obterá uma completa formação prática e objetiva, muito bem desenvolvida e ensinada pelo Dr. Renato Carvalho, reconhecido clínico e professor, com vasta experiência em Quiropraxia, Terapia Manual e Tratamento da Dor, resultado da experiência de mais de 15 anos na prática clínica e na formação de milhares de profissionais por todo o Brasil em Quiropraxia clínica Integrativa e Terapia Manual.

Reconhecer as principais cirurgias plásticas corporais e faciais, além de desenvolver a aptidão através de conhecimentos atualizados para atuar com excelência no pré e pós-operatório, com o desenvolvimento de procedimentos funcionais, técnicos e éticos, com a finalidade de promover a melhor recuperação e bem-estar do cliente.

Proporcionar ao fisioterapeuta um curso de pós-graduação voltado a habilidades e técnicas de terapia manual e de reeducação da postura corporal, além de transmitir meios de avaliação e tratamento dos pacientes, integrando os mais variados e cientificamente comprovados métodos e técnicas na área. Qualificar os alunos a ter uma visão global e integrada sobre o paciente, abrangendo os principais métodos de avaliação cinético-funcional, interpretação de exames por imagens, elaboração de laudos funcionais e posturais; capacitá-los nos principais métodos e técnicas de terapia manual envolvendo tecidos musculares, articulares, vasculares e nervoso, assim como, os principais métodos de reeducação postural reconhecidos pela comunidade científica. Além disso, o programa do curso trás como diferencial o conhecimento de gestão e estratégias de aplicação do conhecimento profissional no mercado de trabalho.

O programa de pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva é fruto da cooperação entre o Instituto Golden e a Faculdade IBRATE e visa a proporcionar ao fisioterapeuta um curso voltado às disfunções traumato-ortopédicas e no esporte, além de transmitir meios de avaliação e tratamento dos pacientes na área, integrando os mais variados e cientificamente comprovados métodos e técnicas na área.

Certificado outorgado pela Faculdade Ibrate.

As aulas são realizadas em apenas um final de semana por mês, Sábado e Domingo das 9h às 18h

Carga Horária

360h

Curso voltado a habilidades e técnicas de terapia manual e de reeducação da postura corporal, que traz meios de avaliação e tratamento dos pacientes, integrando os mais variados e cientificamente comprovados métodos e técnicas na área.

Como diferencial, o conhecimento de gestão e estratégias de aplicação da experiência profissional no mercado de trabalho.

Coordenação: Prof. MSc. João Neto

Modalidade

O curso ocorrerá na modalidade presencial contemplando 18 módulos de 20h/aula cada. Aulas aos sábados, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 e domingos das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Certificado

Será outorgado pela Faculdade de Tecnologia IBRATE o certificado de: Pós-Graduação em Nível de Especialização “lato sensu”, para os discentes que cumprirem os requisitos necessários para aprovação nos Módulos Disciplinares e no trabalho de conclusão.


O curso de Planejamento Estratégico para a área da Saúde propõe o aprimoramento de acadêmicos e profissionais nas questões administrativas e de gestão, apresentando conteúdos teóricos e práticos com ferramentas de marketing e de administração em saúde, permitindo assim sustentabilidade e crescimento econômico-financeiro.

Proporcionar ao fisioterapeuta um curso de pós-graduação voltado a habilidades e técnicas de terapia manual e de reeducação da postura corporal, além de transmitir meios de avaliação e tratamento dos pacientes, integrando os mais variados e cientificamente comprovados métodos e técnicas na área. Qualificar os alunos a ter uma visão global e integrada sobre o paciente, abrangendo os principais métodos de avaliação cinético-funcional, interpretação de exames por imagens, elaboração de laudos funcionais e posturais; capacitá-los nos principais métodos e técnicas de terapia manual envolvendo tecidos musculares, articulares, vasculares e nervoso, assim como, os principais métodos de reeducação postural reconhecidos pela comunidade científica. Além disso, o programa do curso trás como diferencial o conhecimento de gestão e estratégias de aplicação do conhecimento profissional no mercado de trabalho.

O curso visa a ensinar ao aluno as adaptações dos exercícios inventados por Joseph Pilates, mas com acessórios, mantendo os princípios do método.

Instruir o aluno de forma teórica e prática nos métodos avançados do Pilates.

O curso é distribuído em três níveis de 48 horas nos dois primeiros e 54 no terceiro.

O treinamento consiste em palestras, demonstrações e atividades práticas que exploram a anatomia e fisiologia do sistema fascial, o modelo biomecânico utilizado na aplicação da técnica de Manipulação Fascial® e a localização dos pontos. Nesse processo, enfatiza-se a avaliação de disfunções musculoesqueléticas e internas e como desenvolver uma estratégia de tratamento.

Nível I – 48 horas distribuídas por 2 fins de semana

O primeiro nível lida com os problemas relacionados às disfunções orgânicas locomotoras e aprofunda a correlação entre a densificação dos centros de coordenação e tendinite clínica, lombalgia, dor ciática, cervical, do túnel do carpo e dores de cabeça; durante o curso as Unidades Miofasciais são analisadas com vistas à continuidade das Sequências Miofasciais.

No final do Nível I os participantes irão dominar o conceito do Centro de Coordenação e sua função dentro do sistema locomotor.

Nível II – 48 horas distribuídas por 2 fins de semana

O segundo nível trata da anatomia e função dos retináculos fasciais nos gestos mais complexos, aprofundando os conceitos de Unidade Miofascial e Centro de Fusão; este último é considerado dentro do modelo biomecânico tridimensional do método de Manipulação Fascial®. Ao longo do caminho, o conceito de organização com um movimento diagonal e espiral da banda corporal também é introduzido.

No final do curso, os participantes adquirem plena consciência da anatomia e função dos retináculos fasciais no contexto de gestos complexos.

A conclusão do curso de segundo nível permite o acesso ao terceiro nível.


A liberação Miofascial instrumental é uma excelente ferramenta de intervenção e tratamento, com resultados extremamente rápidos e de ótima aplicação. Dentre várias técnicas que usam instrumentos, a Liberação Miofascial Instrumental é uma ferramenta importante por facilitar o processo de restabelecimento do equilíbrio das tensões e desequilíbrios miofasciais, promovendo o alívio da dor e da limitação funcional. Este curso proporciona ao aluno uma avaliação e compreensão das fáscias e uma mobilização mais direta, profunda e eficiente para a liberação das miofasciais.

A Liberação Miofascial é uma técnica utilizada para o alívio IMEDIATO da dor, por meio da manipulação do tecido conjuntivo (fáscia). É de fácil aplicação, apesar de exigir um toque altamente especializado e treinado.


Este curso visa permitir ao aluno a interpretação de exames de imagem e seu impacto cinético-funcional ao paciente, sendo assim uma ferramenta complementar para posterior proposição de tratamento fisioterapêutico.

Aprofundar os conhecimentos em exercícios físicos voltados para cada fase gestacional, considerando as mudanças fisiológicas e biomecânicas evidentes neste período.

Com uma proposta pioneira e inovadora, o curso de formação em Pilates contempla os exercícios originais do método (Etapa I) e também as possibilidades de atuação frente a práticas avançadas (Etapa II).

Capacitar o aluno a aplicar a técnica de Dry Needling no tratamento da dor miofacial e das disfunções músculo-esqueléticas, potencializando os resultados dos seus atendimentos.

Capacitar o aluno para a aplicação do Dry Needling para minimizar sintomas álgicos, especialmente relacionados à dores miofasciais e decorrentes de pontos gatilho, assim como melhorar a função e desempenho do movimento, no intuito de potencializar a eficiência do seu atendimento.

Atualização sobre anatomia, curvas da coluna, articulações, musculatura, avaliação postural, terapia manual e aplicação do movimento humano voltado para as principais lesões da coluna vertebral.

Objetivos

Permitir aos alunos atuação com a técnica de crochetagem, através do embasamento teórico e prática das manobras.


O Objetivo do curso é de ampliar o conhecimento, aos acadêmicos e profissionais, a realizar análise do movimento humano nos aspectos da Cinesiologia, da Biomecânica e do programa de reabilitação, buscando melhoria da função corporal e prevenção de surgimento de lesões.

Esse curso visa a capacitar os acadêmicos e os profissionais da área da saúde a realizarem uma análise biomecânica detalhada da corrida, identificando os diferentes mecanismos que podem gerar ou estão gerando as lesões, bem como a conduzirem um trabalho mais adequado e eficaz – por meio de exercícios e técnicas específicas – que tende a melhorar a biomecânica do indivíduo, favorecendo a redução de dores e prevenindo o surgimento de lesões.

Difundir novos conhecimentos e perspectivas em relação à utilização de bandagens funcionais na fisioterapia desportiva. Demonstrar e praticar aplicações de bandagens funcionais, bem como revisar conteúdos teóricos relacionados à prática de bandagens. Rever, também, referências atuais existentes na literatura, que evidenciam a aplicabilidade da prática citada. Habilitar alunos e profissionais de fisioterapia a utilização segura da ferramenta, bem como esclarecer dúvidas e precauções na utilização das bandagens em atletas.

Difundir novos conhecimentos e perspectivas em relação à utilização de bandagens funcionais na fisioterapia desportiva. Demonstrar e praticar aplicações de bandagens funcionais, bem como revisar conteúdos teóricos relacionados à prática de bandagens. Rever, também, referências atuais existentes na literatura, que evidenciam a aplicabilidade da prática citada. Habilitar alunos e profissionais de fisioterapia a utilização segura da ferramenta, bem como esclarecer dúvidas e precauções na utilização das bandagens em atletas.

Capacitar os profissionais da saúde sobre o entendimento da Auriculoterapia na prática terapêutica, além das suas aplicações nas diversas enfermidades físicas e emocionais do indivíduo.

Capacitação profissional para Fisioterapeutas e/ou Terapeutas Ocupacionais (profissionais e/ou acadêmicos), sobre aspectos funcionais na hemiplegia no adulto. Fornecendo conhecimento baseado em evidencias e respeito ético.

História e Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa

Dry Needling (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Auriculoterapia (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Meridianos Principais e Extraordinários e Acupontos

Fisiologia Energética

Etiopatogenia

Diferenciação das Síndromes

Diagnóstico Energético – Pulsologia e Semiologia da Língua

Ética, bioética, biossegurança e legislação aplicada à Acupuntura

Craniopuntura chinesa e japonesa (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Técnicas de Acupuntura – agulhamento, moxabustão, sangria.

Técnicas de Acupuntura - Ventosaterapia (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Acupuntura Clínica Aplicada - Dor, Ortopedia e Reumatologia, Pneumologia, Neurologia, Cardiologia, Ginecologia, Nefrologia, Urologia e Endocrinologia

Acupuntura Clínica Aplicada às Desordens Emocionais (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Eletroacupuntura (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Planejamento Estratégico e Gestão de Serviços (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Acupuntura Estética (CERTIFICAÇÃO EXTRA)

Estágio Supervisionado

Práticas Ambulatoriais


Aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre mecanismos de processamento da dor, assim como conhecer métodos de avaliação e tratamento da dor.

Pós-Graduação em Pilates

Carga Horária
360h
17 meses


Objetivo

Qualificar os alunos para a avaliação cinético-funcional, interpretação de exames por imagens, percepção sobre corporeidade, recursos e técnicas relacionais ao método Pilates, além de ampliação do conhecimento de gestão e estratégias de aplicação do conhecimento profisisonal no mercado de trabalho.

 

Certificado

Será outorgado pela Faculdade de Tecnologia IBRATE o certificado de: Pós-Graduação em Nível de Especialização “lato sensu”, para os discentes que cumprirem os requisitos necessários para aprovação nos Módulos Disciplinares.

 

⁣Modalidade
O curso ocorrerá na modalidade presencial contemplando 17 módulos de 20h/aula cada.

As aulas são realizadas em apenas um final de semana por mês, Sábado e Domingo das 9h às 18h.